7 dicas para não voltar a engordar

manter peso

Emagrecer não é muito difícil para quem vive de dieta. O maior problema é não voltar a engordar, pois ninguém quer viver de dieta o resto da vida. É possível emagrecer para sempre, mas requer alguma motivação.
Leia algumas dicas para manter a forma e não voltar a engordar.


1. Adopte uma dieta saudável
Quando corrige os seus hábitos alimentares, fornece também os nutrientes adequados para acelerar o metabolismo. Só uma pessoa bem nutrida consegue manter o peso ou emagrecer. O manu ideal tem de conter: alimentos energéticos (de cinco a nove porções de massas, pães e cereais integrais por dia); alimentos reguladores (de três a cinco frutas e quatro ou cinco porções de hortaliças); alimentos construtores (três porções de laticínios, uma ou duas de ovos e carne e uma de leguminosas).

2. Faça mudanças no seu estilo de vida
Além de comer regradamente, a actividade física é essencial para manter o peso. Começar não é o mais difícil, o difícil é não desistir. Se conseguir adoptar uma rotina de exercício que além de fazer bem lhe dê algum prazer é uma excelente forma de não desistir.
Pratique desporto com amigos de forma a que lhe seja mais difícil desistir. 70% das pessoas que apenas fazem desporto sozinhos não conseguem seguir a rotina e acabam por desistir.

3. Reduza a ingestão de calorias
Ninguém precisa viver de restrições alimentares severas. Basta cortar 100 calorias por dia, o que não é nenhum sacrifício. Duas fatias de abacaxi, com 80 gramas cada, alcançam esse valor, assim como 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Então, coma apenas uma única fatia da fruta e coloque só uma colher do queijo na massa. Pronto: lá se vão as tais 100 calorias. Em uma semana, a economia é de 700 e, em 5 meses, 15 mil. Isso significa 2 quilos a menos. Sem passar fome.

4. Anote todos os dias o que você comeu e quais os que praticou
Quem anota o que comeu todos os dias tem mais noção dos deslizes. E não registe apenas a quantidade, mas também a qualidade do que foi para o prato. Comer apenas salada mas colocar imensa maionese, é uma erro da qual você só se dá conta depois que avalia o menu da semana inteira. Outro erro é saltar uma refeição achando que assim saiu a ganhar. Só que, na seguinte, acaba por comer o dobro. O diário alimentar ajuda a manter a autodisciplina. Mas não precisa andar de bloco e da caneta. Já pensou em criar um blog? Faça isso e divulgue aos seus familiares e amigos. Eles vão gostar de saber do seu sucesso.

5. Estabeleça metas possíveis de alcançar
Prazos reais. Não vale a pena colocar uma meta impossível de alcançar, só o vai frustrar porque não será bem sucedido. Imponha-se, por exemplo, uma perda de 600 gramas semanais, que é um resultado possível e, além de tudo, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

6. Procure apoio na família e nos amigos
Contar com o apoio daqueles que só querem o seu bem é bastante positivo. Se os seus amigos souberem do seu comprometimento terão todo o gosto em ajudar a ultrapassar aquela hora em que só apetece comer batatas fritas.De novo, um blog relatando os seus progressos e trocando experiências com pessoas que também lutam com a balança vai ajudar, e muito.

7. Tenha sempre na mente as suas reais motivações para emagrecer e os benefícios da perda de peso para a saúde
Além de melhorar a autoestima, atingir o peso desejado trará imensos benefícios para a sua saúde.

Também poderá gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>