Alimentos que ajudam a queimar calorias e perder peso

queimar gordura

Existem alimentos que devido às suas propriedades intrínsecas ajudam a queimar calorias, ajudando inclusive a perder peso. Como é que tal é possível? Convém primeiro entender o processo de termogénese.

O que é a termogénese?

A termogénese é o processo de produção de calor pelo corpo, o que ajuda a acelerar o metabolismo, e como consequência a queimar mais calorias. Acontece naturalmente no dia-a-dia, sendo mais notório quando fazemos exercício físico. Este aumento de calor é simplesmente o corpo a queimar calorias para produzir energia.

Os alimentos podem também realizar esta função?

Exactamente, a boa notícia é que é possível queimar calorias e perder peso recorrendo a alguns alimentos. De forma geral, 10% das calorias que consumimos são utilizadas pelo corpo no processo de digestão da comida de onde vieram essas calorias. No entanto, existem alimentos, como o aipo, que contém calorias negativas, ou seja, o corpo gasta mais calorias a digerir este alimento do que as calorias presentes no mesmo.

Que efeitos podem ser esperados?

Alguns alimentos conseguem acelerar o ritmo metabólico do corpo, mesmo quando em descanso, para que este queime mais calorias. Alimentos ricos em proteínas, especiarias, óleo de coco e chá verde são exemplos destes alimentos. Será possível aumentando o nosso consumo destes alimentos aumentar também o ritmo metabólico do corpo entre 2% a 5%, o que na prática equivale a 40-100 calorias a mais queimadas por dia. Isto facilita imenso o trabalho a quem está a perder peso.

Existem comidas que têm o efeito oposto?

Sim, os alimentos processados são fáceis de digerir e são digeridos rapidamente, pelo que o corpo queima menos calorias nesse processo. A diminuição de energia gasta pode ser mesmo reduzida em 50% depois de uma refeição.

Que alimentos ajudam a queimar calorias?

Especiarias como a pimenta preta ou o chili contém capsaicina, que aumenta a oxidação das gorduras, o ritmo metabólico e pode até ajudar a reduzir o apetite. A cafeína e o chá verde também têm este efeito. Cozinhar alimentos em óleo de coco ajuda a aumentar o consumo de calorias para produção de energia. Outros alimentos com este efeito térmico são as uvas, azeite, limão e açafrão

Também poderá gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>