Como avaliar suplementos alimentares

suplementos alimentares

Consumir os nutrientes essenciais de forma equilibrada nem sempre é fácil com a dieta que adoptamos e podemos por isso recorrer a suplementos alimentares para complementar as nossas necessidades nutricionais.

Mas na altura de escolher, que perguntas devemos fazer antes? Aqui ficam 10 questões que deve colocar ao seu médico ou farmacêutico:

1 – Que benefícios para a saúde é que o suplemento oferece?

2 – Existem provas científicas de que o suplemento funciona?

3 – Preciso deste suplemento para manter a saúde ou como parte de um tratamento?

4 – Qual é a dose recomendada deste suplemento?

5 – Durante quanto tempo deve ser tomado?

6 – Qual é a forma mais indicada para mim: comprimido, em pó ou líquido?

7 – Que efeitos secundários pode ter tomar o suplemento?

8 – Que marcas existem e quais as melhores em termos de qualidade e segurança?

9 – O suplemento pode interagir com outra medicação que esteja a tomar?

10 – Existe algum alimento específico que possa suprimir as mesmas necessidades facilmente?

 

E depois de escolher o suplemento certo para nós?

Depois de escolhido o produto vai descobrir que existem várias formas para a maioria dos produtos: comprimidos, líquidos ou suplementos em pó. Uma diferença importante entre estas formas é a velocidade com que o corpo vai absorver o suplemento e quanto tempo ele demora a ficar activo. Os líquidos, por exemplo, são absorvidos mais rapidamente que os suplementos em comprimido. Mas existem suplementos específicos que têm que ser tomados em forma sólida, através de comprimidos ou cápsulas, enquanto outros só fazem efeito se entrarem no corpo em forma líquida.

Obviamente não precisa de tirar um curso de química antes de ir à farmácia pois o seu farmacêutico conhecerá a melhor opção para cada suplemento. A única particularidade que precisa de ter em conta é o seu próprio corpo. Há por exemplo pessoas que têm dificuldades em ingerir comprimidos, e nesses casos podem existir alternativas nutricionais para atingir o mesmo fim.

 

Também poderá gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>