Cuide da saúde dos seus olhos

olhos

Sabe que medidas deve tomar para garantir a melhor saúde para os seus olhos?

Aqui ficam as melhores dicas para cuidar da sua visão.

Cuidados a ter no dia-a-dia, especialmente no Verão

No dia-a-dia os nossos olhos podem ser expostos a diversas substâncias que até podemos ignorar na altura, mas que podem estar a causar lesões oculares a longo prazo. A principal causa destas agressões são poeiras prevalentes em locais onde estão a ser feitas obras, mesmo que seja na rua. Ao limpar a casa, o pó também pode causar danos, por isso se for limpar sítios onde sabe que vai ser levantado muito pó é aconselhável usar óculos de protecção. Alguns produtos de limpeza, especialmente com sprays, mas também produtos de beleza, podes ser muito nocivos, devendo por isso ter redobrada atenção para que não lhe afectem a vista.

A saúde dos seus olhos deve ser particularmente protegida no Verão, onde os raios ultravioleta são mais fortes e estão associados ao desenvolvimento de cataratas e degeneração macular. Usar óculos de sol é de extrema importância, mas atenção que nem todos os óculos oferecem protecção. Os óculos comprados em feiras ou lojas não especializadas por vezes não são eficazes, sendo preferível comprá-los num oculista que o possa aconselhar correctamente e vender-lhe óculos de sol de qualidade.

Visite regularmente um oftalmologista

Mesmo que não tenha qualquer problema de visão nem nenhuma queixa a fazer, é recomendado que se visite um oftalmologista pelo de menos de 5 em 5 anos. Isto é especialmente importante a partir dos 35 anos de idade. Não se esqueça que a maioria das doenças degenerativas podem ser prevenidas ou pelo menos atenuadas se forem detectadas cedo. Se tal não acontecer, os danos mais tarde podem ser irreversíveis.

Alterne as lentes de contacto com óculos

Não é aconselhável usar exclusivamente lentes de contacto, isto porque existem alturas em que os olhos podem ter ligeiras irritações que são agravadas pelo uso de lentes. Lembre-se que em casos mais sérios, as irritações, mesmo que ligeiras, podem evoluir para úlceras corneanas, mais difíceis e caras de tratar. Se ao colocar as lentes sentir alguma irritação, mais vale não insistir e usar os óculos. É importante que ambos tenham a mesma graduação.

Também poderá gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>