Dicas para uma saúde de aço

saúde

O dia-a-dia da vida moderna é bastante exigente sobre a nossa saúde, mas existem alguns cuidados que podemos ter para fazer com que a nossa saúde não sofra. Aqui ficam algumas dicas para ter uma saúde de aço.

Pequeno-almoço e alimentação saudável

Não é por acaso que se diz que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, pois é esta ingestão inicial que lhe vai dar energia para começar o dia e vai evitar desequilíbrios no organismo que podem durar todo o dia. Beba leite, sumos de fruta e coma cereais, tostas ou iogurtes para um bom pequeno-almoço.

Para uma alimentação equilibrada não precisa de se privar de doces, fritos ou fast food, o importante é que tudo seja feito com moderação e que façam também parte da sua dieta os legumes, os vegetais e as frutas, para uma alimentação rica em nutrientes essenciais, ferro, cálcio e vitaminas.

Actividade física no quotidiano

Nem sempre temos tempo para praticar desporto ou ir ao ginásio, mas é possível manter o nosso corpo activo no quotidiano e evitar o sedentarismo prejudicial. Aqui estão alguns exemplos do que pode fazer: utilize as escadas em vez do elevador, percorra duas ou três paragens do autocarro a pé, se sair à noite escolha sítios onde possa dançar ou dê pequenos passeios depois do jantar. Desta forma mantém-se activo incorporando a actividade no seu dia-a-dia.

Associações desportivas ou desporto no emprego

Se tem tempo para praticar desporto, procure por associações desportivas no local onde mora, pois por todo o país existem imensas associações que organizam eventos desportivos e outras actividades gratuitas. É preciso é procurar por elas.

Muitas empresas têm também clubes desportivos para os seus empregados, bem como universidades e escolas superiores. Porque não aproveitar também e combinar com os seus colegas praticar desporto no final do dia de trabalho ou aos fins-de-semana? Desta forma mantém-se em forma e melhora as relações de grupo.

Motivação para a vida saudável passa pela família

É importante envolver a nossa família nas nossas rotinas saudáveis, quer alimentação quer desporto. Desta forma temos sempre alguém que nos acompanhe em alguns dias em que temos que fazer alguns sacrifícios e toda a família ficará mais saudável. Muitas pessoas desistem de fazer desporto por não terem companhia, por isso envolver a família e os amigos é sempre uma boa ideia, até para melhorar os laços que ligam as pessoas.

 

Também poderá gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>