Exercícios para melhorar a resistência física

formafisica

A resistência física é fundamental para qualquer desporto que você pratique, para quem treina para ganhar músculo ou para quem faz exercício para perder peso. Os exercícios para melhorar a resistência do seu corpo servem simultaneamente duas funções: permitem queimar calorias e permitem que pratique outras actividades físicas durante mais tempo. É preciso atenção para não exagerar nos exercícios que melhoram a resistência, pois um corpo demasiado cansado vai ter piores performances, anulando assim o efeito desses mesmos exercícios.

 Alternar jogging e sprint na sua corrida

Uma excelente forma de melhorar a sua resistência o ritmo metabólico é fazer corrida alternando jogging num ritmo suave com sprints a alto ritmo. Depois de um aquecimento inicial comece com jogging suave durante 2 minutos seguido de 2 minutos com um sprint a ritmo elevado. Continue a alternar este ritmo de corrida durante 20 minutos, terminando com 5 minutos de corrida em ritmo mais lento para arrefecer o corpo. Com o passar das semanas, se o seu corpo se adaptar ao ritmo, pode passar os intervalos de 2 minutos para 3 ou mesmo 4 minutos. Deverá começar a notar rapidamente um aumento significativo na resistência do seu corpo.

Corrida dentro de água

Não existe nada melhor para melhorar a sua resistência na corrida do que treinar corrida dentro de água, pois o peso da água vai puxar mais pelos músculos que você utiliza na corrida normal, aumentando a resistência dos mesmos e com a vantagem adicional de não ser prejudicial às articulações. O ideal é mesmo fazer este tipo de corrida numa piscina, pois na praia a ondulação vai interferir neste treino obrigando-o a fazer outro tipo de movimentos. No entanto em águas de mar muito calmas é possível fazer estre treino eficazmente.

Saltar à corda

Saltar à corda é outra excelente forma de aumentar a resistência do seu corpo e tem a grande vantagem de ser um excelente exercício para queimar calorias. Em apenas 1 hora de salto à corda o seu corpo pode queimar até 750 calorias. No médio prazo o seu corpo vai notar estes benefícios e vai ser capaz de aguentar mais tempo durante outros exercícios.

 

Também poderá gostar de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>